segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Montanha Pariu uma Faísca



Trail Aventura de Bucelas
03 Fevereiro 2013

Neste momento e já que estou numa fase de "Re's": recomeçar o ciclismo, recomeçar o BTT, recomeçar o atletismo então que seja um REcomeço ainda com mais adrenalina e emoções fortes... isto para contrabalançar a agitação diária de fraldas e biberons!

Eu tinha prometido que, quando voltasse a correr, seria em Trail: já tive a minha dose de estrada e longas distâncias e... é demasiado monótono. Trail era a opção certa e não me enganei.

Por motivação do Ricardo Diez, ultra-maratonista, fiz ontem o meu 1.º Trail aventura em Bucelas. 12 kms em montanha com 300mts de desnível acumulado. Na verdade o Ricardo tinha-me inscrito nos 23kms mas achei prudente fazer os 12km. Eu fui para esta prova com 2 treinos e para quem me tem acompanhado sabe que foram feitos sempre no Red Line portanto...o melhor era fazer isto paulatinamente para lhe tomar o gosto.

A expectativas foram largamente superadas. Comi o pão que o diabo amassou mas... adorei! As subidas penosas, as descidas técnicas, os trilhos estreitos, a travessia de ribeiros. A cada metro temos que ajustar a passada, estudar o terreno, escolher a melhor pedra para evitar ou pisar, contornar a lama ou mergulhar nela. E depois a paisagem é deslumbrante. Quer o Trail quer o BTT proporcionam-nos sempre estas experiências fantásticas de descobrir sítios incrivelmente bonitos e que jamais de carro chegaríamos até eles (e ainda bem. É da forma que não estragamos o que ainda nos resta de paisagem natural/selvagem).

Depois a camaradagem que encontrei nesta prova deixou-me sensibilizada: há sempre alguém disposto a ajudar, estender um braço para ajudar a atravessar ou a subir, alguém que grita/avisa por um obstáculo à frente e há sempre um abraço cúmplice no final de cada prova/travessia. 

Eu que cresci no campo, sem brinquedos e com o Tom Sawyer na televisão (correr pelos campos fora, descobrir grutas novas, coleccionar pedras, apanhar passáros, tomar banho nas ribeiras eram o prato do dia...) voltei ontem  a REdescobrir a minha natureza: o Campo, a sensação de Liberdade, de Descoberta.

E, para minha grande surpresa, descobri que fiquei em 12.º Lugar :) :) :) (58 atletas em provas nos 12kms). É motivador!!!!: classificações fem

venha o próximo trail ;)

Obrigada Ricardo pela motivação e Bruno pelo apoio e por me ter acompanhado nesta aventura.

...

E pronto...depois voltei à vida real. Queria aproveitar que o Vasco ia dormir a sesta para aproveitar para dormir também e eis que...o rapaz resolve dormir um micro-sono de 20 minutos! acabou-se o descanso. Biberon, fraldas, banho, despe, veste, adormece...





2 comentários:

  1. Um exemplo..... uma inspiração! Que inveja!
    Mãe há pouco mais de 3 meses e já com essa genica toda!! Muito Bom!!!!

    Cumprimentos do JB ao V! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carina!!! :) Esta genica sai-me penosamente do corpo :) mas só a ideia de voltar a estar activa, a fazer o que gosto e a coleccionar histórias para contar e partilhar com o Vasco, dá-me a motivação que preciso :)

    Muito beijinhos nossos para ti e para o JB (e as melhoras rápidas!!!)

    ResponderExcluir