quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma Lady na Bicicleta

Heels on Wheels - A Lady´s guide to owning and riding a bike, 
by Katie Dailey 
& illustrations by Clare Owen

Sempre que vou ao Vélocité Café acabo por ir espreitar a biblioteca que eles lá têm exposta e entre outros livros estava este pequeno e delicioso guia para Senhoras que andam de bicicleta :) :) Muito giro. Aconselho a comprar. 

Entretanto Minhas Senhoras, deixo alguns conselhos pessoais:

Andar de bicicleta tem o que se lhe diga. Já nem vou falar falar do ciclismo enquanto desporto que equipamentos elegantes para senhoras praticamente não existem. Temos mesmo que nos remediar com equipamento "másculo" em corpo de mulher. 

Agora... andar de bicicleta na cidade é uma carga dos trabalhos. 

Mais importante que os acessórios, preocupem-se com a escolha da bicicleta. Aconselho a comprar uma bicicleta de senhora, daquelas que têm o quadro "amigo das mulheres" e porquê? porque se quiserem usar saia numa bicicleta normal não conseguem alçar a perna e se usam umas calças mais apertadas correm o risco de...rasgar. Por falar em calças, cuidado com o fio dental à mostra. É deselegante e potenciador de acidentes de estrada!!


Se gostam de andar arranjadas, o melhor é andarem com uma bolsa com escova e maquilhagem para retoque antes de entrarem ao trabalho. Um roll-on e perfume disfarçam o "esforço" da subida íngreme que acabaram de fazer. Saltos altos dão estilo mas em Lisboa...esqueçam. Andem de sabrinas se quiserem sobreviver. Levem os saltos altos na cesta da bicicleta (o segurança do edifício agradece a visão altamente sexy da troca de sapatos à porta do escritório).


Para o caso de terem o azar de furar, o melhor é tirar uma fotocópia a cores do capitulo "mudar o pneu" deste manual e andar sempre com esta cábula. Dá jeito. Em último caso, não se preocupem que há sempre um homem disposto a ajudar.





Se têm filhos e precisam de levá-los à escola, primeiro façam uns ensaios de equilíbrio com a criança atrás não vá o Diabo tecê-las e acabarem por cair pró lado no semáforo vermelho por causa do peso. Se têm mais do que um filho, ou distribuem os miúdos por mais do que uma bicicleta (pai numa, mãe noutra) ou então arranjem uma daquelas cadeiras a reboque (na Suiça encontra-se muitas dessas) ou melhor ainda, andem numa tagabike.

Por último, preocupem-se sempre com a segurança na estrada. Infelizmente, não há respeito pelo ciclista e poucas são as nossas cidades que são bike friendly. Não esquecer de dar sempre sinal de viragem esquerda/direita e andar com reflectores e luzes. 

Posto isto tudo, divertam-se e tirem o melhor partido da bicicleta que é saudável, amiga do ambiente, tonifica-nos as pernas e dá-nos um je ne sais quoi de charme!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário